Sete hábitos diários para ter uma boa memória

Sete hábitos diários para ter uma boa memória

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Sua capacidade de memória parece estar diminuindo e você está cansado de usar a mão para escrever  lembretes de tarefas pendentes ou outro tipo de anotações? E o pior, se você não cuidar da sua saúde mental você pode acelerar a deterioração cognitiva do seu cérebro e desenvolver precocemente problemas mentais como a demência.

Vamos deixar sete truques simples para melhorar a sua saúde mental e retardar a perda de memória. E o melhor, a maioria deles não vai lhe custar nada, basta incluí-los em sua vida diária.

1. Use o computador
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Se você está procurando um aliado para retardar a degradação da sua memória ele está bem na sua frente agora. De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Alzheimer Wisconsin, realizar tarefas no computador nos faz até 42% menos propensos a desenvolver sinais de comprometimento cognitivo. Os cientistas acreditam que a exposição a múltiplas tarefas é um estímulo para o nosso cérebro, enviando sinais para o hipocampo a toda a velocidade, de modo que isso melhora a nossa capacidade de tomar decisões e retarda o envelhecimento da massa cinzenta.

2. Aprenda outro idioma

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De acordo com um estudo publicado na revista Neurology, gastando apenas 10 minutos por dia para aprender uma nova língua pode ajuda-lo a prevenir o declínio cognitivo. Na verdade, os pesquisadores afirmam que esta atividade foi mais eficaz na luta contra a demência que muitos dos medicamentos atualmente prescritos.

3. Não seja uma pessoa amarga

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Uma equipe de pesquisadores finlandeses mostraram que as pessoas amargas, aquelas que costumam desconfiar de tudo, que sempre mantém pensamentos negativos e são excessivamente críticas dos que as rodeiam, são mais propensas a desenvolver demência do que as pessoas que são mais amigáveis e confiantes com seu ambiente e círculos de convivência. Embora os cientistas não saibam exatamente por que o pessimismo está ligado à demência, eles acreditam que os problemas muitas vezes desenvolvem a depressão em pessoas negativas. Ou seja, estar sempre fazendo beicinho e mantendo atitudes negativas irá afetar diretamente a sua saúde mental. Não existe necessidade de manter-se no mundo ruim, claramente vale a pena olhar para o lado bom das coisas.

4. O riso ainda é o melhor remédio

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A Federação das Sociedades Americanas de Biologia Experimental é clara: rir durante pelo menos 20 minutos por dia serve como uma defesa natural para cuidar da saúde do nosso cérebro. É a melhor maneira de reduzir os níveis de cortisol, conhecido vulgarmente como o hormônio do stress, sendo uma das principais causas de nossa perda de memória. Fique com a mente limpa.

5. Escovar os dentes todos os dias

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Há algum tempo que a ciência encontrou uma relação direta entre o desenvolvimento de certos problemas de saúde e nossa má higiene bucal. Entre eles, como assegurou estudiosos suecos, o declínio cognitivo precoce. Pelo menos o que acontece exponencialmente naqueles que ignoram a boa higiene bucal e o uso do fio dental e deixam a bactéria “Porphyromonas Gingivalis” tornarem-se fortes em suas bocas. Talvez seja por isso que tem tanto sorriso nos anúncios de creme dental.

6. Dormir mais, de forma natural

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Você sabia que você tem que ter de sete a nove horas por dia de sono para que as células do seu cérebro e demais células possam ser regeneradas? E ao dormir de forma adequada você não só irá render mais, como estará mais descansado. É a melhor estratégia para evitar o caos de sua memória e prevenir o desenvolvimento de problemas mentais. Claro, não utilize medicamentos para dormir, não é disso que estamos falando. Pesquisas publicadas na revista internacional “JAMA Internal Medicine” alertou que o consumo de medicamentos para dormir pode causar demência, pois bloqueiam a ação natural da acetilcolina, um neurotransmissor, do qual o sono é indispensável para que  ele realize suas tarefas essenciais de cuidar da sua memória.

7. Viva o vinho

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Você pode encerrar o seu dia com um bom brinde, dessa forma você estará cuidando da sua saúde mental. Assim, os especialistas da Universidade de Loyola recomendam. Eles afirmam que encontraram no hábito saudável dos consumidores e amantes diários de vinho, as pessoas que bebem uma taça diária de vinho tinto são 23% menos propensos a desenvolver demência, graças ao resveratrol, um antioxidante natural encontrado no vinho tinto que também ajuda a combater o câncer e a manter os vasos sanguíneos dilatados e flexíveis.

Fonte(s): CienciaXplora

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Formado em direito, Policial Militar, Amante de Tecnologia, Carros, Internet, Seriados, Filmes, etc. Idealizador deste site. Passa mais tempo no computador do que deveria.

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